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Link Me Up - 1000 Ideias

 


O projeto Link Me Up - 1000 Ideias é um processo de co-criação e de capacitação para o empreendedorismo e uma ferramenta de inovação e aprendizagens que liga o ensino politécnico superior ao tecido empresarial privado, público ou associativo. O projeto é co-promovido por 13 politécnicos constituindo as diversidades regionais um fator de aprendizagens variadas e partilha de boas práticas.

Partindo de um desafio lançado por uma entidade, são criadas equipas multidisciplinares que integram estudantes de diferentes áreas de conhecimento, que em conjunto com mentores e/ou facilitadores, promovem um plano de intervenção com base em soluções inovadoras.

Entre Março e Junho de 2022 fiz parte de uma dessas equipas multidisciplinares que se dedicou ao projeto denominado "Water as a key resources" um processo de reinvenção (rebranding) de identidade de uma União de Freguesias. Só pelo facto da equipa ser constituída por diferentes perfis pessoais já trouxe valias à experiência e ao projeto que ficou ainda mais enriquecido pelos distintos conhecimentos e formas de abordar o problema nas diferentes áreas.
Esta experiência foi importante sob duas análises: a questão do funcionamento da equipa de trabalho e a importância das novas aprendizagens no desenvolvimento pessoal.

Este grupo constituiu-se como uma equipa de trabalho, pela partilha de um objetivo comum e pela perceção de pertença a um grupo definido pela interação e influências mútuas dos seus membros. O pensamento criativo da equipa, em busca de soluções para o problema, baseou-se num processo de aprendizagens colaborativas no qual cada conhecimento individual foi descodificado para ser utilizado em conjunto com os outros. Foi um desafio muito estimulante entre gente adulta.

O paradigma lifespan compreende o desenvolvimento humano como um processo continuo, no qual as aprendizagens, graduadas por idade e associadas à socialização, dizem respeito a tarefas evolutivas e a expetativas sociais. É um processo continuo no qual a falta de oportunidades educacionais prejudicam o desenvolvimento cognitivo.  Segundo, Avolio e Sosik (1999), citado por Papalia (2013:537), os adultos que procuram oportunidades estimulantes tendem a se manter mentalmente ativos e quando se envolvem mais profundamente tendem a apresentar melhor desempenho cognitivo. Este foi um desafio muito estimulante.

Pode dizer-se que a produtividade final foi superior à soma das participações individuais mas menor do que a potencial. Segundo Steiner (1972), citado por Neto (2000:537) a produtividade tem que ver com a tarefa e é determinada pela interação de 3 fatores:
  • os pedidos da tarefa que tem a ver com regras impostas pelo próprio projeto, nomeadamente ao tempo e forma de cumprimento das tarefas a realizar e utilização das plataformas de apoio, no caso, Projeto Demola, Teams, Miro;
  • os meios que são os conhecimentos e experiências individuais de cada membro e;
  • o processo que consiste nas ferramentas utilizadas para a realização das tarefas.
Na medida em que o processo sofreu constrangimentos devido à distância física entre os membros do grupo, os resultados poderiam ter sido melhores.

Há uma terceira dimensão importante, para mim, que se constituiu na diferença significativa de idades, entre os membros da equipa, e que é importante para a questão da relação intergeracional como parte importante das aprendizagens ao longo da vida.

As aprendizagens intergeracional são interações que ocorrem entre indivíduos que se encontram em diferentes estágios de vida, que trocam experiências e conhecimentos contribuindo, não só para o desenvolvimento e crescimento mutuo, como para superar estereótipos e preconceitos ligados à idade.

Para que estes propósitos sejam considerados é preciso: (i) estabelecer relações de igual para igual, sem qualquer relação de autoridade; (ii) todos devem dar e receber, o que corresponde  a compartilhar valores e conhecimentos sob interesses comuns; (iii) estabelecer uma comunicação dialógica, empática, de abertura e de descoberta do outro; (iv) aprender a conhecer pessoas e a si próprio, modificando formas de pensar e de agir; (v) trazer benefícios para a equipa e para a comunidade.

Pessoalmente este projeto foi importante na medida em que aumentou o meu sentimento de valor pessoal, contribuiu para a importância das experiências vividas, e reconhecimento  da minha contribuição.



Referências

Compete 2020. (s.d.). Fonte: Noticias: https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/NL_Link_me_up_72070 

Demola Global Oy. (s.d.). Fonte: Demola: https://www.demola.net/

Neri, A. L. (Junho de 2006). O legado de Paul B. Baltes à Psicologia do Desenvolvimento e do Envelhecimento. Temas em Psicologia, 14, n.1, pp. 17-34. Acedido  em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2006000100005 

Neto, F. (2000). Psicologia Social - Volume II. Lisboa: Universidade Aberta.

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda.

Villas-Boas, S., Oliveira, A. L., Ramos, N., & Montero, I. (2016). A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida - Desafios intergeracionais, sociais e pedagógicos. Investigar em educação, 117:141

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